Como fazer comunicação para rochas ornamentais?

Explore o potencial da sua empresa ao máximo
O Espírito Santo é um dos maiores polos de produção e beneficiamento de rochas ornamentais do mundo! Sua empresa está se destacando das concorrentes?

Com a grande oferta e variedade de matéria-prima, surge uma grande quantidade de empresas atuando neste mercado. Por isso, é fundamental que as empresas que competem nesta área tão concorrida se destaquem, sejam marmorarias, depósitos, mineradoras ou beneficiadoras de mármores, granitos, quartzitos, sintéticos.

O Espírito Santo é o maior produtor de chapas e blocos de rochas ornamentais do Brasil, tendo exportado mais de US$ 900 milhões, só em 2016, de acordo com o ABIROCHAS. As rochas ornamentais já são responsáveis por 10% do PIB do Estado. Este dado justifica o motivo de o Espírito Santo sediar as duas principais feiras do segmento na América Latina: a Vitória Stone Fair e a Cachoeiro Stone Fair.

Conquistar uma fatia razoável deste mercado pode ser difícil, já que o produto é uma commodity.

A solução é agregar mais valor ao produto que é oferecido pela sua empresa, convencendo o seu cliente de que o seu serviço, o seu atendimento, a sua logística são incomparáveis aos de seus concorrentes.

E o que a comunicação tem a ver com isso?

Tudo! Não adianta você oferecer o melhor serviço para seu cliente se ele já recebe um bom serviço de outras empresas. Você tem que mostrar sempre os motivos pelos quais a sua empresa é a melhor opção para o consumidor.

E não pense que é só ter um anúncio bonito. A comunicação da sua empresa passa por muitos outros aspectos.

A importância de um bom nome para sua empresa

O primeiro ponto crucial em uma empresa que vai atuar no segmento de rochas ornamentais é uma boa escolha de um nome. Um nome curto, simples, e que possa ser dito e lembrado pelos clientes, não só brasileiros, mas como estrangeiros também. Mesmo que você comece sua operação pensando em atuar apenas no Brasil, pode ser que sua empresa cresça e comece a atuar com exportação. Pensar nisso pode poupar muito trabalho e dor de cabeça no futuro.

A identidade visual é o que te leva longe

Outro ponto importantíssimo para levar em consideração e pensar com calma, é a identidade visual. É a marca que vai assinar o seu produto, o seu serviço, a sua logística em todas as vendas.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Outro importante alicerce para uma boa comunicação no segmento de rochas ornamentais é a qualidade das imagens dos produtos. Uma foto pode representar a diferença entre fechar ou perder negócios de milhares de reais (ou dólares).

A fidelidade de cores é crucial para que o cliente que se interessar por uma cor do catálogo não descubra que a cor do material real, na verdade, é completamente diferente.

Este trabalho é longo e começa na captura da imagem. Atualmente, existem scanners que fotografam as chapas em alta qualidade logo que saem da politriz, reduzindo reflexos e variações de cores. Empresas menores, que ainda não contam com a tecnologia, têm opção de contratar fotógrafos de produto. O importante é perceber como a iluminação ambiente pode interferir na cor final da imagem capturada.

Depois da captura, a foto da chapa passa por uma correção em programas de manipulação de imagens, como Lightroom e Photoshop. Neste ponto, é importante ter monitores com as cores calibradas, para garantir que as cores mostradas estejam próximas às que serão impressas.

Todo este procedimento é fundamental para que as aplicações, ambientes, montagens, tanto nos materiais gráficos impressos, como nos digitais fiquem com cores fidedignas.

Por último, existe ainda o acompanhamento da impressão. Para garantir que todo o trabalho na captura e no tratamento das imagens seja levado até o fim com qualidade excelente, é preciso que a impressão do material seja acompanhada em gráfica, para que a calibração de cores esteja correta e que o seu catálogo, anúncio, ou qualquer outro trabalho gráfico saia com uma fidelidade incrível de cores.

Divulgando seus materiais com qualidade

Levando em consideração todas as preocupações com as fotos das suas pedras, pouco importa se você vai produzir um catálogo enorme, com várias páginas, ou um folder pequeno.

O importante é que os materiais com os quais você trabalha estejam nele, com uma boa impressão e, possivelmente, com aplicações em projetos, para que seus clientes tenham uma ideia de como seus mármores ou granitos preferidos ficariam em seus ambientes.

Os ambientes ajudam a mostrar as aplicações das chapas em diferentes situações, projetos e iluminações. Eles podem ser feitos através de montagens 3D ou montagens em fotos de ambientes já existentes, disponíveis em bancos de imagens.

Ser encontrado na internet é essencial

Não basta ter um bom nome, uma boa identidade, boas fotos e um material impresso de qualidade, se a sua empresa não é encontrada na internet. Quantas pessoas você conhece que não fazem buscas online? Um bom site pode ser a chave para que o seu cliente opte por comprar o material de você e não de seu concorrente.

Ter um site claro, direto, com boas imagens, e que transmita confiança como fornecedor de um produto de tanto valor agregado, não é mais opção. É obrigação.

Além disso, os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, levam a relevância do seu site, e do seu conteúdo em consideração na hora de te posicionar nos resultados de busca. Quanto melhor for o seu site para o seu cliente, maiores são as chances de seu site aparecer nos primeiros resultados.

Relacionamentos bons e duradouros também são importantes

Não basta estar presente na internet, você tem que se relacionar. Assim como sua presença deve estar consolidada na internet com um bom site, seu relacionamento com seus consumidores também precisa estar no ponto.

A interação com os fãs da sua marca é fundamental para criar um bom relacionamento e gerar diálogo, sem narcisismo, definindo uma persona para sua empresa. Mapear as pessoas mais engajadas com a página, organizar as formas de relacionar com os fãs e considerar as interações do público como conteúdo. É importante também estar atento e levar em consideração as opiniões dos seus fãs.

Sua comunicação não está no nível da sua empresa? É muita coisa para se pensar, né? Converse com a Agência Comvix. São mais de 10 anos trabalhando com comunicação para rochas ornamentais. Aqui a gente conversa, conhece o seu negócio, pensa em algo perfeito para a sua realidade e se entende! Envie uma mensagem para a gente!

Leave a comment